segunda-feira, 9 de julho de 2007

Omissão a 100% dos 175 anos do início do Cerco do Porto pela Câmara Municipal do Porto / Rui Rio - Pimba 39

Em 8 de Julho de 1832 D. Pedro IV desembarca na Praia da Memória, em Matosinhos, com cerca de 7500 homens, as designadas tropas liberais (ou constitucionalistas). Entre os indivíduos desembarcados encontravam-se Almeida Garrett e Alexandre Herculano. No dia seguinte, 9 de Julho, irrompem pelo Porto adentro, sem grande oposição. As tropas dos absolutistas (do então rei D. Miguel, o tetravó do actual Duarte Pio) que entretanto se tinham refugiado/posicionado nas vizinhanças da cidade iniciaram então o conflito bélico que se prolongou por um ano e que ficou conhecido por "Cerco do Porto"

A Câmara Municipal do Porto / Rui Rio esqueceu-se ou fez-se de esquecida/o deste importante acontecimento, e ao invés todas as atenções vão para as corridas de pópós como se pode reparar no actual website Câmara (imagem gravada a 9 de Julho), que parece mais o website da Federação Portuguesa de Automobilismo. Nem pelo facto de terem a estátua de "Almeida Garrett" junto ao edifício da Câmara lhes faz qualquer diferença.

Clicar na imagem para ampliar
Este website é vergonhoso para o Porto, resumindo a vida/existência da 2ª cidade (pelo menos no papel) do país a uma corrida de carros!! Haja o mínimo de decência e respeito pelos cidadãos!

Na Câmara do Porto já nem se esconde que o absolutismo é o que está a dar!
Ao invés, o concelho Matosinhos que bem menor relevância assume neste acontecimento histórico (limitando-se quase ao desembarque na Praia da Memória) realizaram-se diversas comemorações.
Algo vai (muito) mal no reino de Rui Rio! No Cerco do Porto os absolutistas perderam o controle da cidade, vamos ver se o mesmo não acontece a Rui Rio a breve prazo!

Sem comentários: